< Back
Press
10.04.2024

Parlamentares instalam comissão mista da medida provisória das compensações tributárias

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Por Julia Lindner
Publicado em 10 de abril de 2024

 

A comissão mista destinada a analisar a medida provisória (MP) 1202/2023, que trata do limite às compensações tributárias por decisão judicial tramitada em julgado, foi instalada nesta quarta-feira (10). O deputado Rubens Júnior (PT-MA) foi confirmado como relator. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) será presidente do colegiado.

No início dos trabalhos, Rubens Júnior garantiu que a matéria não avançará sobre questões relativas ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) ou às desonerações de 17 setores da economia e de pequenos municípios. Há acordo para que os dois temas tramitem separadamente por meio de projetos de lei. Diferentemente da MP, o projetos de lei. Diferentemente da MP, o projeto de lei não tem vigência imediata.

Segundo Rubens, a MP foi “restringida” ao longo da tramitação, mas garantiu que tudo será feito conforme o que foi acordado com os líderes. “Para tranquilizar a todos: os temas que constavam inicialmente na MP, mas que por acordo político foram retirados, não serão tratados”, destacou, citando o Perse e as desonerações.

Em outro momento, o deputado disse que “a meta fiscal e o cumprindo do orçamento são uma tarefa de todos nós, não apenas do governo”.

Seguindo o plano de trabalho, Rubens Jr. sugere que as primeiras audiências ocorram já na próxima semana, com a oitiva de representantes do Ministério da Fazenda e da sociedade civil.

 

Veja a matéria na íntegra em Valor.

< Back

See more publications

  • Press

    Reforma tributária: Estados insistem em manter regime de substituição tributária

    Read More
  • Press

    Análise: Por que o Imposto Seletivo deixa desconfianças no ar

    Read More