< Back
Press
22.05.2024

Haddad: Data marcada para aprovar reforma tributária na Câmara é ‘totalmente factível’

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Por Gabriela Pereira e Estevão Taiar
Publicado em 22 de maio de 2024

 

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a data marcada para aprovação da reforma tributária na Câmara dos Deputados é 8 de julho, prazo, segundo ele, “totalmente factível”. Haddad confirmou ainda que o segundo projeto de lei da reforma tributária deverá chegar ao Congresso Nacional na próxima semana. “Temos uma agenda microeconômica aqui na casa que pode andar”, disse.

As afirmações foram feitas em uma audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação na Câmara nesta manhã. O ministro enfatizou aos parlamentares que a equipe econômica está com “desejo” de terminar o ano com as contas equilibradas.

Haddad lembrou que um dos princípios da reforma tributária é manter a carga estável. “É um ajuste fiscal que está sendo feito sem doer nas famílias trabalhadoras, empresários que pagam imposto corretamente” disse. Para ele, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) será “tão menor quanto maior for a base de arrecadação” e a alíquota do IVA será “muito menor do que a praticada hoje”.

Segundo ele, está acontecendo o que a Fazenda previa do ponto de vista de crescimento, inflação, emprego e fiscal. O ministro destacou que os núcleos de inflação estão rodando abaixo da meta. “Quantas vezes no regime de metas o Brasil teve 3% de meta de inflação?”, perguntou.

 

Veja a matéria na íntegra em Valor.

< Back

See more publications

  • Press

    Tributação em 15% ‘é uma ideia ruim, mas não há nada que se possa fazer’

    Read More
  • Press

    STF reconhece constitucionalidade de EC que convalidou adicionais de ICMS

    Read More