< Back
Press
16.10.2024

Regulamentação de novo programa de transação estáprevista para dezembro

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese.

Por Guilherme Pimenta
Publicado em 16 de outubro de 2024

 

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) está estruturando para o início de dezembro a regulamentação do Programa de Transação Integral (PTI), que possibilitará em breve a negociação de créditos tributários em litígio com grandes contribuintes, conforme contou ao Valor a procuradora-geral Anelize Almeida. O programa é uma das apostas do ministro Fernando Haddad para tentar alcançar o déficit zero novamente no ano de 2025 e foi um pedido das maiores empresas do país ao governo Lula.

“Temos, hoje, um volume de contencioso tributário de R$ 5 trilhões no âmbito federal. De alguma forma, precisamos tratar esse contencioso, que é caro para as empresas, é caro para o Estado brasileiro e é caro para a sociedade”, argumentou a procuradora-geral na entrevista.

Ao todo, a PGFN prevê que a recuperação de créditos tributários pode gerar até quase R$ 90 bilhões aos cofres da União no próximo ano, somando a tradicional recuperação da dívida ativa da União, tanto por meio de cobrança quanto por negociação, a transação tradicional de teses tributárias e o PTI.

 

Veja a matéria na íntegra em Valor.

< Back

See more publications

  • Press

    Reforma Tributária favorece quem empreende, diz Appy

    Read More
  • Press

    Carf: empresa perde incentivo de IPI em caso de crime contra ordem tributária

    Read More