< Voltar
Imprensa
26.12.2024

O ‘pacote fiscal’ de Natal: colcha de retalhos e promessas vazias

Por José Mauricio Conti

Publicado em 26 de dezembro de 2024

 

O apagar das luzes de 2024 trouxe de volta os “pacotes” econômicos, tão comuns em décadas passadas. De tempos em tempos, esses pacotes movimentavam o cenário econômico com mudanças promovidas pelo governo federal na tentativa de direcionar o desenvolvimento do país.

Desta vez, o “pacote fiscal” chega às vésperas do Natal, aproveitando os últimos dias da sessão legislativa do Congresso Nacional antes do recesso. Porém, desta vez o presente parece ter frustrado a todos: aqueles que esperavam um saboroso “chester” acabaram, ao que tudo indica, recebendo apenas um par de meias…

Isso é o que se constata pelo comportamento do famigerado “mercado”, que aparenta ter demonstrado sua insatisfação. O reflexo disso foi uma repentina e acentuada alta na cotação do dólar americano, que rapidamente superou o patamar de R$ 6 e deu sinais de que pode alcançar níveis ainda mais elevados.

Conforme anunciou o g1: “A moeda brasileira segue derretendo à medida que pioraram as expectativas do mercado financeiro com o desenho do pacote de cortes de gastos enviado pelo governo federal ao Congresso Nacional.”[1].

 

Veja a matéria na íntegra em Jota.

< Voltar

Veja mais Publicações

  • Imprensa

    Tributação do cost sharing e a divergência no Carf

    Ler Matéria
  • Imprensa

    Receita Federal amplia número de benefícios fiscais a serem declarados na Dirbi

    Ler Matéria