Haddad: Não estamos aumentando imposto de quem já paga e nem criando novos
Por Anais Fernandes e Gabriel Roca
Publicado em 12 de agosto de 2024
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo não está aumentando impostos de quem já paga nem criando novos, mas buscando compensações para outras decisões que foram tomadas.
“Não estamos aumentando imposto de quem paga e nem criando novos impostos. Estamos simplesmente combatendo aquilo que o próprio Congresso determinou que seja feito pela Emenda Constitucional 103, que nem é do governo atual, e por recomendação do TCU [Tribunal de Contas da União]”, afirmou ao participar virtualmente de evento da Warren em São Paulo.
Haddad citou que o gasto tributário do Brasil chegou “à marca histórica” de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022 e que a receita como proporção do PIB, quando Lula assumiu em 2023 para um terceiro mandato, estava em 17%, “contra uma receita de 19% do PIB pelo menos nos anos em que a sustentabilidade fiscal estava garantida”.
Segundo ele, “várias medidas” foram tomadas em 2023 para refrear o gasto tributário e “recompor a base fiscal do Estado brasileiro”, disse, agradecendo a “sustentação” do Congresso “para aprovar quase todas as medidas para sustentabilidade fiscal”.
Veja a matéria na íntegra em Valor.
Veja mais Publicações
-
Imprensa
Teto da tributária, candidato a ser furado
Ler Matéria -
Imprensa
Perse: em busca dos benefícios perdidos
Ler Matéria