Empresas que não adotarem novos modelos de notas fiscais pagarão IBS e CBS em 2026.

A fase de transição da Reforma Tributária terá início em 1º de janeiro de 2026, exigindo a emissão dos novos modelos de notas fiscais com informações do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
Porém, empresas e entidades setoriais estão apreensivas em relação à adaptação dos sistemas aos novos layouts dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal e temem sofrer penalidades. Apesar de 2026 ser um período de teste, com alíquotas reduzidas de 0,1% para o IBS e 0,9% para a CBS, empresas que não emitirem os documentos fiscais serão obrigadas a recolher os tributos.
Além disso, existe um risco maior para os contribuintes que não conseguirem se adaptar aos sistemas: a impossibilidade de emissão das notas fiscais, inviabilizando a continuidade das operações das empresas.
Saiba mais acerca dos novos modelos de notas fiscais da Reforma Tributária no link: https://www.jota.info/tributos/sem-notas-fiscais-da-reforma-empresas-pagarao-ibs-e-cbs-em-2026-e-podem-ate-parar
#A2MConsultoria #ReformaTributária #NotasFiscais #IBS #CBS
